Como fazer macrofotografia sem uma lente macro

Adaptador para fotografia macro
Muitas pessoas têm-me perguntado que lente utilizo para fazer as fotografias macro que vêem aqui no blog ou no facebook.

Não utilizo uma lente macro, infelizmente ainda não pude fazer um investimento numa lente destas, mas vou dar-vos a conhecer a técnica que utilizo.

Utilizo a minha grande-angular zoom, a lente do kit (18-55mm da Nikon), penso que corresponde à mesma distância focal nas objectivas Canon e nas Olympus à 14-42mm), mas o segredo é que a lente é acoplada invertida ao corpo, com um adaptador igual ao da imagem.

Podem encontrar um adaptador destes facilmente no ebay por um preço acessível (pesquisem por "macro reverse adapter ring").
Esta técnica apenas pode ser utilizada
em modo manual

O adaptador monta-se à frente do corpo da máquina da mesma forma que a objectiva, têm de rodar e ouvir o habitual click, só depois devem enroscar a lente ao adaptador. É importante colocarem a lente em modo automático previamente.
A lente invertida é enroscada no adaptador 

Para poderem utilizar a lente invertida têm de colocar a máquina em modo manual e o único valor que vão poder controlar é a velocidade de obturador (além do ISO), o que significa que vão ter de adaptar a velocidade às condições de luz... e simultaneamente manter o diafragma na lente na máxima abertura, há quem use um palito para manter o diafragma sempre aberto, se vão fazer isso tenham o máximo cuidado  para que não caia para o interior da lente. Podem usar também os dedos, só que é preciso muita estabilidade para tirar a foto só com uma mão... recomendo que na maior parte das vezes usem o tripé e se possível um comando disparador.

Quanto menor for a distância focal maior poder de ampliação obtêm (neste caso nos 18mm), no entanto quando maior a ampliação, menor será a profundidade de campo e torna-se igualmente mais difícil focar devido a perda de luz...

Já experimentei outras técnicas para fazer macro nomeadamente tubos de extensão e filtros macro, mas penso que esta técnica além de mais barata, permite obter melhores resultados sobretudo em termos de poder de ampliação.

Se tiverem alguma dúvida estejam à vontade para perguntar.


7 comentários:

  1. Já tinha visto sobre usar a objetiva ao contrário , não sabia que tinha adaptador.
    Obrigada pela dica! ;))

    ResponderEliminar
  2. Não me meto a fazer estas coisas. Talvez daqui a uns anos, quando olhar para a máquina e para a respectiva lente, e não me vir à memória o dinheiro de que elas custaram, talvez nessa altura, então lhes dê este "tratamento".

    Mas quem é audaz como a Helena, é sempre recompensado. E as suas fotografias estão aí para o comprovar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-D ahahah bem eu até agora tenho sido muito cuidadosa, mas obviamente que quando puder ter uma lente macro... será muito melhor para o equipamento e também para mim :-)

      Eliminar
    2. Vindo directamente do FLINPO para aqui :
      Apreciei imenso a tua pormenorizada explicação !
      Sempre tive Macros da Canon ( desde os velhinhos tempos da analógica ).
      Não utilizo muitas vezes mas reconheço que nos proporcionam imagens incríveis.

      Um beijo amigo.

      Eliminar
    3. A minha ideia com este tutorial era mostrar que com alguma imaginação e com poucos recursos pode-se fazer fotografia macro. Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo tutorial, Helena.
    Sou fã de macro também, mas jamais saberia utilizar essas técnicas fantásticas.
    Já andei lendo muito sobre essa técnica que você usou, mas em nenhum lugar foi tão bem explicado e demonstrado como aqui. Obrigada por emprestar o seu conhecimento. Bjs.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentários, sejam críticas ou elogios. Vou tentar se possível responder e visitar igualmente os vossos blogs. Obrigada.

 

Freelancer contact:

Estou disponível para trabalhos de fotografia de retrato ou de eventos, assim como para restauro de fotografias antigas ou outros trabalhos de retoque fotográfico.

Por favor contacte-me por mensagem privada ou email para helenaprata@sapo.pt, para consulta do orçamento ou outra informação.

Copyright

É expressamente proibida a reprodução, manipulação ou uso das fotos e textos sem o conhecimento/aprovação da autora.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

About