Ponto de fuga

Farol dos Capelinhos - Ilha do Faial, Açores (Portugal)
O Farol dos Capelinhos foi desactivado em 1957, devido à erupção vulcânica e ainda na actualidade está parcialmente encoberto pelas cinzas vulcânicas resultantes da erupção.

A paisagem que o envolve é completamente desolada, são poucas ou nenhumas as plantas que conseguem sobreviver neste ambiente extremo. Bastam alguns passos por esta área para sentir o calor que ainda emana do solo e para prever que mais dia, menos dia se vai criar mais "terra" por ali. A actividade sísmica é frequente e por isso mesmo são poucas as aldeias e as pessoas que ainda permanecem nos arredores, a cada novo sismo diz-se que se inicia uma nova vaga de emigração para os E.U.A ou Canadá. As dezenas de casas abandonadas ao longo da estrada, com grandes fracturas e marcas evidentes de destruição, são a prova viva disso mesmo.

14 comentários:

  1. Que beleza de foto, e bom saber um pouco da história.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ou seja, é um bom local para visitar e sair logo dali.
    :-)

    O farol devia ser fantástico. É pena que neste caso, a mãe natureza não permita que esse local ganhe vida novamente.
    Fotografia muito bem enquadrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei de passear por ali, nunca fui a lua, mas imagino que aquilo seja o mais próximo do que vou estar de uma paisagem lunar :-D

      Obrigada pelos comentários :-)

      Eliminar
    2. Grande farol que soube sempre resistir
      Desenterrado tal e qual
      Parabéns a quem o soube definir...e ressurgir...

      penso que o café do "fim do mundo"...insolveu~_*...digo eu...

      bela noite



      Eliminar
    3. Sim o farol é verdadeiramente um monumento resistente :-D Em relação ao café "fim do mundo" eu também diria que sim, pelo menos estava fechado quando lá passei, se não me engano até tirei uma foto à frente porque achei piada ao nome :-D aquilo é realmente "um bocadinho" assim como o nome...

      Eliminar
  3. Todo o cenário contribuiu para que essa foto ficasse muito linda. Acredito que se o céu estivesse limpo, a foto não seria tão impactante.

    ResponderEliminar
  4. Really cool photography!
    Cool place & amazing geometry!

    xoxo, Juliana
    [pjhappies.blogspot.com]

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentários, sejam críticas ou elogios. Vou tentar se possível responder e visitar igualmente os vossos blogs. Obrigada.

 

Freelancer contact:

Estou disponível para trabalhos de fotografia de retrato ou de eventos, assim como para restauro de fotografias antigas ou outros trabalhos de retoque fotográfico.

Por favor contacte-me por mensagem privada ou email para helenaprata@sapo.pt, para consulta do orçamento ou outra informação.

Copyright

É expressamente proibida a reprodução, manipulação ou uso das fotos e textos sem o conhecimento/aprovação da autora.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

About