Marcas d'água

Qual a vossa opinião sobre o uso de marcas d'água em fotografias publicadas na internet?

Pensam que a sua presença "estraga" a visualização das imagens?

Como "bloggers" de fotografia não sentem necessidade de colocar uma marca d'água nas vossas fotos para salvaguardar os vossos direitos?

Acho que ninguém gosta de marcas d'água, a menos que sejam especialmente artísticas, se integrem completamente na imagem e não comprometam a "leitura" da mesma... de uma maneira ou de outra não há garantias que uma marca d'água fique ali para sempre, no entanto mesmo uma pequena marca pessoal pode desencorajar alguém a copiar e a publicar a imagem como sendo sua.

Pessoalmente de início no meu primeiro blog de fotografia publicava as imagens sem nenhuma marca ou assinatura, no entanto, quando comecei a colocar imagens à venda em bancos de imagens, senti necessidade de me proteger, comecei não só por diminuir a resolução das fotos, como igualmente por colocar uma assinatura. No entanto as vezes a visualizar outros sites deparo-me como alguns que não tem qualquer tipo de marca, não sei se têm noção que as fotos são indexadas pelo google e que aparecem no "google images" e que alguém menos escrupuloso pode nem sequer abrir a página ao qual corresponde a imagem e limitar-se a fazer download e publicá-la como se fosse sua...

O que pensam deste assunto?


4 comentários:

  1. já usei. depois deixei. em algumas fotos acho que ficava feio, estragava a composição e distraía o olhar. Em vez de colocar numas e noutras não, optei por deixar de colocar de vez. É verdade q qualquer um pode pegar na foto e usá-la como sua, mas não é a marca d'agua q vai impedir isso, até porque essas marcas d'agua são mto simple d apagar em edição de fotografia... De qq forma quem copiar a foto vai usá-la sempre com uma resolução inferior à original...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim concordo qualquer marca de água pode ser removida, mas o facto de lá estar penso que desencoraja pelo menos um pouco... porque a pessoa pelo menos não têm dúvidas que aquela foto têm direitos de autor.

      Eliminar
  2. Eu sou da opinião que as marcas de água são inúteis.
    Se por um lado as marcas de água devem ser o mais simples possíveis, por forma a não dominar e "estragar" visualmente a fotografia, por outro lado, qualquer pessoa com alguns conhecimentos de photoshop as consegue fazer desaparecer. Ou seja, a presença de marcas de água pode estragar uma fotografia, como também acabam por ser redundantes e facilmente ultrapassadas.

    Quem tem medo que o seu trabalho seja copiado/roubado na Internet, tem duas opções:
    - Nunca o publicar na Internet.
    - Publica-lo somente numa versão reduzida, que é o que eu faço.
    Muita gente publica as fotografias nos seus blogues e redes sociais, em tamanhos gigantescos. Mesmo que depois as mostre com um tamanho aceitável (800px de lado maior por exemplo, que é tamanho normal para ver as fotografia num monitor), no servidor fica sempre alojado a fotografia no tamanho original.

    Publico as minhas fotografias na Internet com um tamanho máximo de 850px de lado maior. Ou seja, se alguém "roubar" as minhas fotografia, só consegue roubar a versão reduzida. Em caso de litígio, se alguém usurpar uma fotografia e dizer que é dele, eu tenho sempre a prova de possuir o original num tamanho grande, enquanto que essa pessoa no máximo terá a fotografia num tamanho de 850px.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não discordo do que foi dito, mas como já disse acho que a marca d'água desencoraja pelo menos um pouco e por isso vou continuar a usar...

      Eliminar

Agradeço todos os comentários, sejam críticas ou elogios. Vou tentar se possível responder e visitar igualmente os vossos blogs. Obrigada.

 

Freelancer contact:

Estou disponível para trabalhos de fotografia de retrato ou de eventos, assim como para restauro de fotografias antigas ou outros trabalhos de retoque fotográfico.

Por favor contacte-me por mensagem privada ou email para helenaprata@sapo.pt, para consulta do orçamento ou outra informação.

Copyright

É expressamente proibida a reprodução, manipulação ou uso das fotos e textos sem o conhecimento/aprovação da autora.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

About