A "Cabra"

Torre da Universidade de Coimbra (Portugal)
Quem conheça minimamente Coimbra sabe que este é o seu símbolo mais importante. Esta torre foi construída em 1728 (substituindo uma antiga de menores dimensões, desenhada por Juão de Ruão), sob influência do barroco italiano, (pelo arquitecto Antonio Canevari) e desde sempre foi um elemento arquitectónico importante na vida estudantil e da própria cidade, regulando-a.
A torre possui três sinos, o mais célebre é conhecido pela "cabra" pois o seu badalar despertava e assinalava a hora do recolher aos estudantes.
Do topo têm-se uma panorâmica sobre a cidade e o vale do Mondego.
Recentemente foi alvo de um processo de restauro que removeu a "patine" do tempo e lhe deu um aspecto mais limpo, com o objectivo de obter parecer positivo na candidatura da cidade universitária a Património Mundial da UNESCO.

3 comentários:

  1. E parabéns à Cabra, à universidade e a Coimbra...hoje passou a ser de todos nós, cidadãos do mundo.

    ResponderEliminar
  2. O pátio de onde se pode ver esta "cabra" é deveras mistico...

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentários, sejam críticas ou elogios. Vou tentar se possível responder e visitar igualmente os vossos blogs. Obrigada.

 

Freelancer contact:

Estou disponível para trabalhos de fotografia de retrato ou de eventos, assim como para restauro de fotografias antigas ou outros trabalhos de retoque fotográfico.

Por favor contacte-me por mensagem privada ou email para helenaprata@sapo.pt, para consulta do orçamento ou outra informação.

Copyright

É expressamente proibida a reprodução, manipulação ou uso das fotos e textos sem o conhecimento/aprovação da autora.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

About